Saúde abre programação do Novembro Azul com servidores

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Saúde do Homem, abriu oficialmente, na manhã desta quinta-feira, 12, a campanha denominada Novembro Azul, cujo objetivo é chamar atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, com ênfase na prevenção do câncer de próstata.

Com o tema “Vergonha é não se cuidar”, a programação se iniciou com atendimentos voltados aos servidores da Sesacre, com aferição de pressão, vacinas, teste de glicemia e testes rápidos para detecção de doenças como hepatites, sífilis e HIV, além de orientações no hall de entrada sobre o câncer de próstata, um dos tipos da doença que mais atinge a população masculina.

Ação foi voltada ao servidores da Sesacre Foto: Cedida.

“Hoje estamos fazendo a abertura oficial da campanha com a colaboração da Secretaria Municipal de Saúde e parceiros. A falta de informação e, em alguns casos, o preconceito são alguns fatores que levam os homens a deixarem de lado visitas e procedimentos simples, rápidos, indolores e fundamentais para identificar doenças como o câncer de próstata, de pênis e de boca em estágio inicial. O tema da campanha este ano é justamente para estimulá-los a buscar cuidados e mostrar que eles são livres para demonstrar suas dores e emoções”, destaca Rejane Gomes, responsável pela Divisão de Saúde do Homem da Sesacre.

Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão voltando a atenção para os homens, reforçando os serviços oferecidos para esse público, como testes rápidos, teste de glicemia, verificação de pressão e consultas em geral. Como parte da programação, no dia 17, próxima terça-feira, serão realizadas, no mezanino da Sesacre, ações educativas e uma palestra para os servidores com a temática do câncer de próstata, os cuidados e a forma de proteção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 − 2 =