A eleição ainda não acabou

A escolha dos novos vereadores e o prefeito de Rio Branco podem ter encerrado nesse último domingo (29).

Porém ainda está longe de acabar na Câmara Municipal de Rio Branco, pois com a nova legislatura que se avizinha, a campanha agora é interna para a escolha da nova mesa diretora.

Dos dezessete vereadores com mandato, quinze disputaram a reeleição e apenas seis retornaram. Com a chegada dos novos parlamentares, o que corre nos bastidores são as campanhas que parecem ter três nomes disputando a presidência da casa.

Os candidatos não declarados oficialmente, mas que já se comenta são Emerson Jarude (MDB), Lene Petecão (PSD) que está atualmente como vice-presidente e o atual presidente Antônio Morais (PSB).

A possibilidade de Jarude assumir é uma vontade do seu partido, que deve tentar composição; Da vereadora Lene Petecão pelo apoio do irmão senador Sérgio Petecão (PSD) que carregou a candidatura de Bocalom. Voltando para exercer seu terceiro mandato o atual presidente Morais, que se a Casa do Povo seguir o acordo de cavalheiros ele deve assumir por ser o mais antigo.

Especulou-se que poderia existir um quarto nome com candidatura improvável do primeiro suplente e que é presidente do Podemos, vereador Railson Correia, que atualmente está como primeiro secretário da mesa. Para que ele volte como parlamentar e dispute a mesa, o seu colega Arnaldo Barros deve abrir mão, caso se confirme sua ida para ocupar uma secretaria na gestão do prefeito eleito, Tião Bocalom (PP).

Em conversa com o presidente da sigla, ele disse que essa foi uma possibilidade ventilada por outros adversários, mas estão tratando a composição da nova mesa.

“Enquanto primeiro secretário e com a participação do nosso vereador eleito, estamos tratando da possibilidade do Podemos voltar a compor a mesa diretora, mais do que isso é só especulação de outras pessoas”, disse Railson.

As conversas mais alinhas e concretas devem ser confirmadas na primeira quinzena de dezembro, antes da diplomação para que se tenha a nova composição e no primeiro dia do ano será votada para o biênio 2021-2022.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + 6 =