INSS volta a realizar prova de vida

Com o serviço suspenso há um ano devido a pandemia do Covid-19, todas as agências do INSS não estavam realizando o processo de prova de vida dos beneficiários com direito a aposentadoria.

A suspensão foi algo problemático em todo o país, levando pessoas até a não terem acesso a única fonte de renda.

Mas a comprovação de vida voltará a ser a realizada na agência bancaria onde o beneficiário recebe o benefício. A agência bancária deve orientar o aposentado.

A prova de vida possui um calendário que se inicia no mês de março e segue até abril, os contemplados que por algum motivo não realizaram a comprovação terão mês de julho, com data limite até dezembro. Para auxiliar o beneficiário, o INSS está oferecendo recursos para que todos possam realizar o procedimento, segundo informou a assessoria de comunicação do órgão.

“O INSS está oferecendo a possibilidade para alguns beneficiários obterem a comprovação de maneira pratica e atual como o reconhecimento por biometria facial. Mas não são todos, os contemplados receberão a notificação através de email ou por sms 280-41”, informou.

O beneficiário que não possui condições de se deslocar até a agência do INSS para realizar a comprovação de que está vivo, onde ele deve ligar no órgão, solicitando a ida de profissionais até sua residência. Isso em casos raros ou extremos.

“O assegurado que não tem condições de locomoção, ele ou seus representantes devem ligar no telefone 135, nesse número o assegurado poderá solicitar a visita”, destacou a assessoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − três =